7 Comentários
jun 20Gostado por Orlando Tosetto

Que prosa boa! Que prosa boa!

Expand full comment

Ótimo texto, como de costume. Apenas permita-me uma pequena correção: no rugby, o off-side consiste, na verdade, em o jogador do time que defende ficar à frente da linha da bola, que é de onde o time atacante reinicia a jogada. Passar a bola pra frente é penalidade diferente.

Expand full comment
author

Você está certo, claro. Me deixei levar pelo nome off-side. Mas o passe para a frente ser vetado é, de certo modo, a origem do impedimento no futebol (cuja regra é muito mais complicada). Obrigado!

Expand full comment

Agora sei o que é o lunfardo!

Expand full comment
jun 20Gostado por Orlando Tosetto

Também pesquisei 😊

Expand full comment
jun 22·editado jun 22Gostado por Orlando Tosetto

Todos os textos estão, como de costume, maravilhosamente escritos. Custa acreditar que um só Orlando faça isso no prazo tão curto de uma semana. O primeiro, da insônia, é tão comum a tantas pessoas que poderia ter sido escrito por mim, mas sem o mesmo olhar observador de quem se vê de outras janelas. No texto, até o gato parece saber mais de nós do que aceeditamos saber.

Ainda estou preso nesse trecho de outro texto:  

"O alambrado que encima as arquibancadas se enreda em vários lugares às ramas das árvores do quintal da velha creche."

O uso do verbo encimar, além de trazer aos olhos de quem lê a exata experiência de estar numa arquibancada que jamais se sentou, revela que o autor escreve pra quem gosta de ler. E isso, no tempo em que vivemos, não deixa de ser extraordinário.

A propósito, amo a crase. Por favor, continue no prélio da escrita para que ela não tenha o mesmo fim do pobre trema.

Expand full comment
author

Puxa, assim eu fico encabulado. Mas olhe, tem vez que eu prefiro que a crase suma a vê-la usada em "à você", "de segunda à sexta", e por aí vai. Mas no prélio, já que não no prelo, seguimos, seguimos. Obrigado, e um abraço.

Expand full comment